Como construir envoltórias leves, com uma confortável luz difusa e alta resistência ao impacto e ao clima?
O policarbonato oferece diversas soluções para o aproveitamento da iluminação natural. Seja em fachadas, espaços internos ou coberturas, os benefícios do policarbonato, como leveza, linhas limpas, painéis coloridos e efeitos de luz, oferecem uma ampla gama de liberdade projetual. A tecnologia de painéis microcelulares reduz a necessidade de luz artificial e favorece a uniformidade na difusão da luz natural, obtendo fachadas com eficiência energética e sensação de espaço e iluminação nos espaços interiores. Confira, a seguir, 10 projetos que utilizaram policarbonato como material de envoltória.
Little Big House / Room11 Architects
A metade inferior da fachada desta casa é composta de painéis de policarbonato. Utiliza uma armação metálica alinhada com os perfis das janelas da metade superior dela. Seu uso permite a entrada de luz difusa e a sensação de amplitude no interior da casa.
Centro de mantenimiento de camiones / Raum
Tanto o fechamento traseiro como o segundo pavimento deste centro de manutenção consistem em painéis de policarbonato. As linhas dos painéis proporcionam uma textura vertical que dialoga com a estrutura de madeira proposta pelos arquitetos.
Expansão da Cervejaria Bavaria Sede Tocancipá
A expansão desta cervejaria propõe dois volumes; um escuro que pousa no plano da base e outro de policarbonato branco como uma lâmpada, como um símbolo de cozimento, início do processo e referência na paisagem.
LBK / Ply Architecture
Extensão de uma pitoresca casa de campo. São utilizados painéis translúcidos de policarbonato em coberturas de terraços e em clarabóias que permitem a entrada de luz zenital difusa e harmoniosa.
Pavilhão polidesportivo de Villacelama / QUIRÓS PRESA
Sistema de cobertura com policarbonato, os arquitetos do projeto descrevem-no como "um pavilhão fechado que conserva as sensações de brincar ao ar livre: desfrutar a luz natural, permitir as vistas, diluir a fronteira interior-exterior".
Casa da Música / OMA
A Casa da Música utiliza policarbonato compacto em fechamento de vãos e espaços interiores. Este tratamento permite total transparência adquirindo aparência de vidro, alta flexibilidade e facilidade de curvatura.
Galician Architects Central Office in Vigo / Irisarri + Piñera
O edifício visa refletir a condição de mudança da sociedade e do meio ambiente. Para isso, utiliza a eficiência energética do policarbonato como material de envoltória. No inverno, a pele externa é permeável aos raios solares e, no inverno, opaca como um efeito de treliça.
Estádio BBVA BANCOMER / Populous
A cobertura do estádio BBVA tem um balanço de impressionantes 50 metros. Os últimos doze metros são cobertos por policarbonato, dando uma sensação de transição de luz entre as partes claras e escuras do interior do recinto.
School Center Lucie Aubrac / Dietmar Feichtinger Architectes
As principais circulações desta escola são acompanhadas por camadas de policarbonato. A ideia é abrigar crianças e pais, mas de uma maneira iluminada e resistente às intempéries.
Centro Infantil UTS Blackfriars / DJRD + Lacoste + Stevenson
Este viveiro utiliza materiais que evocam calor, boas-vindas e transparência. A fachada é uma combinação de vidro transparente com uma chapa de policarbonato que é iluminada por dentro.